A importância da oferta de água para a criação de frango

26/05/2020 - São inúmeros detalhes que você precisa dar atenção quando irá trabalhar com produção avícola. O galpão precisa ser construído de forma planejada, em local plano, bem ventilado, com possibilidade de sombra natural e espaço para instalação de equipamentos. Além de tudo isso, é necessário que sua propriedade tenha oferta de água com qualidade e quantidade, afinal, este recurso é importantíssimo na criação de frango.



No aviário, é importante oferecer aos animais água com qualidade e em quantidade porque estima-se que um frango precise consumir entre 1,5 a 2,5 litros de água para cada quilo de ração, podendo o consumo ser maior dependendo de fatores ambientais. A presença de água no papo também é importante porque ela amolece o alimento facilitando a digestão.


A água também é essencial na produção avícola por ser a responsável pela movimentação de nutrientes entre as células vivas da ave, por retirar substâncias tóxicas, por diluir outras substâncias e por ajudar nas reações químicas do organismo. Mesmo assim, a eliminação da água precisa ser controlada para que os animais não percam peso. Esse controle deve ser feito através da ambiência do galpão. Uma temperatura controlada garante que o frango elimine somente o necessário de água para livrar-se, através de suor e urina, de toxinas e outras substâncias.



Não é só no aviário que o frango consome água. Na industrialização estima-se que são utilizados 16 litros de água por quilo de frango produzido. Somados aos 8,2 litros de água necessários para a produção de um quilo de frango dentro do aviário, chegam-se a 24,2 litros de água para cada quilo de frango que chega aos supermercados. Essa quantidade tão grande de água ainda é a menor, quando comparamos com a produção de outros animais.


Portanto, quando você for planejar o seu aviário ou os seus aviários, analise a quantidade e a qualidade da água disponível e pergunte ao técnico de sua integradora se ela é boa e suficiente para atender a demanda que seus lotes irão gerar. Uma atenção especial a isso pode resultar em lotes mais saudáveis e aviários mais lucrativos.


Fonte: Revista Pubvet com o tema “A importância da Água na Avicultura”

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2018 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45