A lucratividade do seu aviário está diretamente ligada a cama

02/07/2020 - Qualquer produtor de frango conhece as principais funções da cama de aviário. Ela serve para evitar calosidades, problemas locomotores e lesões nos peitos das aves, para facilitar a dissipação de amônia e outros gases evitando doenças como a cegueira e também para melhorar a ambiência do aviário como um todo.



Se a cama do aviário tiver matéria prima de qualidade e for bem cuidada e manejada, o lote irá desenvolver-se bem e, além de não ter lesões, os frangos se alimentarão melhor e beberão mais água, garantindo um bom crescimento e a eliminação de toxinas através de urina e suor. Por isso, é possível afirmar que a lucratividade do aviário está diretamente ligada a uma cama bem manejada. Considerando que o custo para manutenção de uma cama de aviário representa apenas aproximadamente 1% dos custos totais de produção, vale muito a pena investir nestes cuidados.


Para ter uma cama de aviário mais econômica e, ao mesmo tempo, bem cuidada, é possível reutilizá-la. Para isso, é necessário um bom manejo da cama entre um lote e outro. No período de intervalo de lote, indicado pelo técnico de sua integradora, o galpão deve ficar bem ventilado e você deve bater a cama, revirando o material e dissipando a amônia. Quando a cama está muito úmida, o indicado é espalhar cal hidratada em todo o galpão.



Outro formato de manejo de cama de aviário indicado por algumas integradoras é o de fermentação, que consiste em umedecer a cama e colocar sobre ela uma lona impermeável e bem vedada que deve ficar aí por 12 dias. Neste período a cama fermenta e elimina microrganismos. Depois a lona é retirada, a cama é triturada e o galpão deve ser bem ventilado por mais dois dias, dissipando a amônia e a umidade.


É importante que toda a ação de manejo de seu aviário seja respaldada pelo técnico de sua integradora. Para facilitar seu trabalho, existem hoje no mercado uma série de equipamentos tecnológicos que auxiliam você a bater a cama, espalhar cal, queimar penas, desenrolar, enrolar e guardar a lona de fermentação, dentre outros. Consulte o site da Metalzan e conheça algumas dessas tecnologias para melhorar sua qualidade de vida.

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2018 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45