top of page

Relação custo x benefício dos combustíveis de aquecedor de aviário

Atualizado: 21 de jun. de 2021

Os avanços tecnológicos dos últimos anos têm oferecido aos produtores de frango de corte, além de mais produtividade, alguns confortos impensáveis pouco tempo atrás, o que vem trazendo qualidade de vida aos profissionais do setor. Uma das tecnologias que tem colaborado com isso é dos aquecedores automáticos, que podem oferecer até 10 horas de autonomia no inverno e, com isso, a possibilidade de o avicultor descansar mais à noite e destinar mais tempo para cuidar dos frangos de madrugada. Mas, como esses equipamentos trabalham com diferentes combustíveis, vem a dúvida: qual tem o melhor custo x benefício para os aviários? A seguir apresentamos as vantagens e desvantagens de quatro tipos de combustível: lenha, cavaco, briquete e pellet.


Lenha

O mais tradicional dos combustíveis e, até pouco tempo atrás, o único disponível no mercado, a lenha ainda oferece a vantagem do baixo custo. Mas essa é sua única vantagem, já que a lenha tem uma queima não muito eficiente e exige um reabastecimento frequente. Além disso, a lenha é pesada, faz muita sujeira, o que pode atrair ratos e insetos e é difícil de armazenar, ocupando muito espaço no galpão.


Cavaco


O cavaco, apesar de custar um pouco mais do que a lenha, também oferece a vantagem de ser um produto de menor custo, quando comparado a outros combustíveis. Além disso, é uma matéria prima fácil de encontrar e que pode ser produzida na propriedade. Para ter uma queima eficiente é preciso que o cavaco esteja bem seco, algo que nem sempre é possível de se conseguir. Abastecer o alimentador ou o próprio aquecedor com cavaco, com certeza exige menos esforço do que abastecê-los com lenha, no entanto, assim como a lenha, o cavaco também é difícil de armazenar e acaba sujando bastante o galpão.


Pellet


Com certeza os pellets são a melhor tecnologia combustível para aquecimento de aviário. Os pellets são pequenos pedaços vegetais em forma de cilindro. Seu formato permite a venda em embalagens menores, o que facilita seu transporte e armazenamento. É um material limpo, que não larga sujeira. Como é bem pequeno e sem umidade, o pellet oferece uma queima muito eficiente, o que também significa eficiência no aquecimento e economia de matéria prima. A desvantagem do pellet é que sua oferta no mercado ainda é muito baixa e, consequentemente, seu preço é o mais alto quando comparado ao preço do cavaco, da lenha e do briquete.


Briquete


Os briquetes são blocos de madeira também conhecidos como lenha ecológica. São produtos industrializados e vendidos em sacos. Entre as vantagens de se utilizar briquetes estão sua facilidade de transporte e a eficiência de sua queima, já que eles oferecem altas temperaturas e não liberam fuligem. O armazenamento do briquete também é mais limpo e mais fácil, quando comparado ao armazenamento de lenhas e cavacos. Apesar de ser uma matéria prima combustível mais cara do que a lenha e do que o cavaco, o briquete tem um custo menor que o pellet e praticamente produz o mesmo calor, ou seja, por sua eficiência, o briquete pode gerar economia ao produtor.


Qual utilizar

Cabe a você, produtor, comparar o custo e o benefício de cada material e decidir qual é o melhor combustível para o seu aquecedor em cada momento do ano. Adquirir um aquecedor que lhe dê autonomia para utilizar qualquer um dos combustíveis passa a ser muito importante, uma vez que você não ficará vulnerável à oferta de um único combustível.

É muito provável que a oferta de pellets, de briquetes, ou até mesmo de outras matérias primas industrializadas cresça no decorrer dos próximos anos, acompanhando a tendência de crescimento do mercado avícola. Com isso, a tendência é que seus preços baixem.

Por isso é sempre importante ficar atento e atualizado com o que acontece no setor de avicultura. Você pode buscar informações sobre o mercado no canal do Youtube, na página do Facebook, no Instagram ou no site da Metalzan. Você também pode tirar suas dúvidas diretamente com os nossos técnicos através do WhatsApp, basta clicar aqui.


Aquecedores Automáticos para Aviários e Pocilgas Metalzan

Nós disponibilizamos ao mercado de aves e suínos várias linhas de aquecedores com alimentação automática. Nossos produtos permitem que você dose diferentes combustíveis, oportunizando que você utilize aquele que trará melhor benefício e lucratividade a você em diferentes momentos do ano. Se você já tem um aquecedor que não é automático e não pretende trocar, nós também temos o alimentador automático, que pode ser acoplado a aquecedores de diversas marcas, garantindo uma alimentação automática de combustível e oferecendo autonomia de aquecimento de até 10 horas no inverno, ou também podemos transformar seu aquecedor à lenha num equipamento automatizado.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

bottom of page