Tipos de telhas utilizadas para coberturas

Por Nadine Alexandra Mangoni - 28/07/2022


Cobertura é uma estrutura que será definida de acordo com a sua forma, levando em consideração as características da construção e suas funções.


A função principal de uma cobertura é proteger a edificação das intempéries do ambiente exterior, como chuva, vento e outros.


Existem dois principais grupos de tipos de coberturas:

- Coberturas em telhado;

- Lajes de concreto impermeabilizadas.


O conjunto de telhas, encaixada umas nas outras, forma o TELHADO. Em geral caracterizado por possuir um ou mais planos inclinados, cada plano de um telhado é chamado de “ÁGUA”.


As telhas podem ser constituídas de diversos materiais como cerâmica, concreto, fibrocimento, policarbonato, aço e outros. A seguir, confira os principais tipos de telhas disponíveis no mercado!


TELHA DE CERÂMICA

É feita com barro ou argila, curvas ou planas, em diversos formatos como a romana, portuguesa e colonial. O conforto térmico, tanto para o frio quanto para o calor, e acústico fez com que se tornasse uma das mais populares no Brasil. A cerâmica é um material pesado, exigindo uma boa estrutura de telhado para suportá-las.

Esse modelo de telha tem uma variação esmaltada, que recebe uma camada de cor que fornece maior durabilidade e resistência a infiltrações.


TELHA DE CONCRETO


Apresenta um bom desempenho térmico, em locais frios é indicado utilizar cores mais escuras já que absorvem calor e as cores mais claras são indicadas para locais mais quentes transmitindo menos calor para o interior da construção. São mais resistentes que a cerâmica e possuem menos chances de quebrarem, indicadas para coberturas com alto declive.


TELHA DE FIBROCIMENTO


São grandes placas rígidas constituídas de fibras sintéticas de cimento. São duráveis, leves, não exigem uma estrutura muito reforçada. Um ponto negativo é o baixo isolamento térmico, pois elas absorvem muito calor, para amenizar essa situação, deve ser feito uma laje ou instalado forro sob o telhado.


TELHA TRANSLÚCIDA


As telhas translucidas podem ser encontradas em diversos materiais, é a solução ideal para quem quer aproveitar a luz natural, e aumentar a eficiência energética do ambiente. A seguir veja os materiais e suas indicações:


  • Vidro: são fabricadas em uma grande variedade de modelos, se adaptam facilmente a qualquer projeto, tem uma alta luminosidade e bom desempenho acústico. As desvantagens desse tipo de telha, se dão pelo investimento necessário, que se aplicada em grandes quantidades podem formar um efeito de estufa em regiões de clima quente, tem baixa resistência a impactos e a variação de temperaturas.


  • Fibra de Vidro: uma das opções mais econômicas no segmento de telhas translucidas. São bem flexíveis e resistentes, também proporcionam iluminação natural e ajudam a economizar energia elétrica, por isso são muito utilizadas em indústrias.


  • Policarbonato: Suas principais características são a resistência e transparência. Garantem resistência ao calor, proteção contra radiação UV, são leves e maleáveis. Não necessitam de estruturas muito robustas, o que diminui o custo do projeto.


  • Polipropileno: São fabricados com resina plástica especial, são leves e de fácil instalação, são encontradas em diversos modelos.



TELHA METÁLICA

São encontradas em folhas ou bobinas e podem ser feitas de aço, alumínio, cobre ou de uma liga de metais, dependendo de seu fabricante podem ser pintadas de diversas cores. Leves, duráveis e resistentes, são capazes de vencer grandes vãos.


Podem ser galvanizadas, que significa que são revestidas por uma liga de zinco para se tornarem resistentes a corrosão. Ou também podem ser galvalume que são revestidas por alumínio, zinco e silício.


As desvantagens das telhas metálicas são o isolamento acústico e térmico. Se feito o uso dessas telhas junto com algum material isolante térmico e acústico, como poliuretano (PU), isopor (EPS), poliisocianurato (PIR), proporcionam um ambiente silencioso e agradável, são chamadas de telhas termoacústicas (telha sanduíche).


Acertar na escolha dos tipos de telhas usados no seu projeto vai garantir proteção contra as variações climáticas e, também, contra infiltrações e outras dores de cabeça do tipo. Por isso, prefira materiais resistentes, mas, claro, sempre adequando ao custo benefício para sua obra!


Por Nadine Alexandra Mangoni

28/07/2022



Clique aqui e fique a vontade para navegar em nosso site. Conheça nossos produtos e faça um orçamento, ou leia mais conteúdos sobre avicultura em nosso blog.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45