top of page

AEROSACULITE

Você que é avicultor já deve ter ouvido falar sobre AEROSACULITE uma doença que acomete aviários e tem preocupado avicultores. Saiba quais são suas causas, sintomas e como tratar essa doença e deixar seu lote seguro.

SOBRE A DOENÇA

Trata-se de uma inflamação da mucosa dos sacos aéreos das aves. Elas possuem pulmões relativamente pequenos e que ficam intimamente associados a bolsas membranosas de paredes muito finas, os sacos aéreos. Sua respiração se processa mediante um contínuo movimento de ar, sem uma pausa, como nos mamíferos. Desta maneira tudo que é inalado atinge rapidamente o sistema interno.


CAUSAS: VIRAL, BACTERIANA, POR FUNGOS OU FALHA DE MANEJO

As causas podem ser diversas, entre elas a inalação de gases irritantes (causados por produtos químicos, desinfetantes, AMÔNIA, CO2,ou poeira) muitas vezes associadas às falhas de manejo de cama do aviário e falhas de ambiência como ventilação. Pode ser causada também por agentes infecciosos como vírus, bactérias e fungos.

Poeira e gases irritantes criam condições ideais para a instalação e multiplicação de agentes infecciosos uma vez que promovem agressões ao trato respiratório.


SINAIS CLÍNICOS

A presença de edema moderado e severo na parte inferior do pescoço e respiração pesada com a inflamação. Em casos mais agudos, as aves apresentam abatimento, perda do apetite, corrimento nasal e respiração difícil e ruidosa.


Mas como identificar? Ao observar certa mortalidade em seu lote, o produtor deve acionar o técnico de sua integradora para que seja feita uma análise clínica por meio de uma necropsia da ave, para que seja constatado se há ou não a contaminação de aerosaculite. O próximo passo é informar o sanitarista para que seja avaliada a necessidade de medicar o lote e outras medidas.


TRATAMENTO E PREVENÇÃO

Sempre o melhor tratamento é a prevenção, para isso é estritamente necessário que o sistema de produção esteja adequado aos protocolos de biossegurança e sanidade avícola, por exemplo, boa higienização e desinfecção do ambiente, controle de temperatura, bom material para cama evitando assim umidade e dispersão de poeira, boa ventilação e um rígido e eficiente manejo.

Contra os agentes infecciosos, a medicina veterinária recomenda o uso de antibiótico de largo espectro, para o tratamento é preciso conhecer-se a causa e administrar os medicamentos corretos.

A aerossaculite é uma das principais causas de condenação total e parcial em carcaça de frango, o que pode causar grande impacto econômico para toda cadeia avícola.




Fontes:

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

bottom of page