top of page

Aviário com boa vedação resulta em melhor ambiência, economia e produtividade

Na hora de construir um aviário muitas vezes o produtor acaba deixando de lado o investimento em vedação, pois ele exige o desprendimento de mais recursos financeiros justamente na hora em que está sendo feito um grande investimento e também porque a vedação pode ser pensada em um segundo momento. No entanto, um aviário com bom isolamento oportuniza maior controle da produção e da ambiência, resultando em economia e produtividade.


Normalmente na Região Sul do Brasil os aviários utilizam cortinas internas e externas para isolamento térmico e controle de ventilação. É um material com menor valor agregado e com bom funcionamento, mas existem no mercado alternativas que oferecem um controle muito maior.

Uma das opções é o Isopainel formado por duas chapas metálicas paralelas e unidas por um núcleo isolante de isopor, lã de rocha e poliuretano. Você deve conhecer esse material que geralmente é utilizado para a construção de câmeras frias. Esse material oferece ótima vedação para o aviário, principalmente se combinado com aberturas metálicas com perfis e tubos especiais que permitem a instalação de borrachas de vedação, evitando a entrada desnecessária de ar no aviário.


Uma das maiores vantagens de investir na vedação do aviário é a economia de energia, já que a ambiência gerada dentro do galpão isolado termicamente se manterá controlada por mais tempo. Além disso, num ambiente mais controlado e confortável, com a velocidade do ar e pressão interna do aviário adequada, o frango irá se alimentar melhor e a conversão alimentar será mais eficiente. O aviário bem vedado permite ainda um melhor controle de iluminação, principalmente se ele utilizar lâmpadas led dimerizáveis. Isso tudo resulta em melhor produtividade e maior lucro.


Portanto, é importante que você analise esses investimentos antes de iniciar a construção de seu aviário. Se você puder investir em isolamento térmico na hora em que for fazer sua obra você terá melhores resultados em sua produção. Fique atento ao memorial da sua integradora, pois o tipo de fechamento e vedação do aviário pode variar de acordo com cada empresa. Para construir, prefira sempre uma empresa com experiência neste tipo de obra. Ela irá deixar a estrutura preparada para a instalação de equipamentos em seu aviário.



Conte sempre com a Metalzan para tirar suas dúvidas em relação ao mercado avícola. Temos conhecimento no ramo e oferecemos soluções para aquecimento, automação, ambiência, manejo de cama e construção civil de seu aviário. Se quiser receber informações técnicas sobre avicultura por WhatsApp e também a vídeo aula “Gestão de Produção Avícola com mais Qualidade de Vida” clique neste link http://whats.club/?wr=7DD65E44 e nos envie uma mensagem.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

bottom of page