Calor de dia e frio de noite: como manter a ambiência do aviário?


26/12/2019 - No sul do Brasil a amplitude térmica é muito alta, tendo locais onde no inverno a temperatura mínima fica abaixo de 0ºC. e no verão acima de 40ºC. Na região, a amplitude térmica em alguns períodos do ano apresenta uma diferença superior a 20ºC. entre o período mais frio e o mais quente de um único dia. Neste cenário o grande desafio de quem cria frango de corte é a manutenção da ambiência do aviário, essencial para uma boa produtividade.


Para os períodos mais quentes uma das soluções é o sistema de resfriamento evaporativo através de placas, capaz de reduzir entre 5ºC. e 10ºC. a temperatura interna do aviário. Para quem utiliza esse sistema é importante tomar cuidado com a manutenção das placas. Isso garantirá seu bom funcionamento e aumentará a vida útil do equipamento.

Principalmente nas épocas mais quentes, quando as placas são mais exigidas, a manutenção exige a limpeza de filtros e a substituição da água pelo menos duas vezes por semana. A cada lote o avicultor também deve fazer a higienização. Anualmente é importante substituir as correias dos exaustores. Uma revisão completa nos equipamentos também é interessante, na frequência indicada pelo fabricante. Esses cuidados podem aumentar a durabilidade do equipamento para um período de até 13 anos.


Já nas épocas mais frias o indicado para que o avicultor consiga manter os aviários na temperatura ideal são os aquecedores. Hoje existem no mercado equipamentos automatizados que aceitam lenha, cavaco, briquete ou pellets e oferecem autonomia de até 10 horas sem abastecimento. Para quem já possui aquecedor e deseja automatizá-lo, também é possível com o alimentador de briquete, cavaco e pellet que pode ser acoplado ao aquecedor.

O ramo avícola evolui a passos largos no Brasil e a todo momento surgem tecnologias que oferecem qualidade de vida aos criadores de frango e as próprias aves. Aviários com ambiência controlada no inverno e no verão resultam em melhor produtividade e lucro ao produtor e a toda a cadeia.

É importante que o avicultor consulte o técnico de sua integradora antes de fazer qualquer investimento no aviário. Para receber informações técnicas sobre avicultura por WhatsApp e também a vídeo aula “Gestão de Produção Avícola com mais Qualidade de Vida” clique aqui e envie uma mensagem.

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2018 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45