Como utilizar ventilação por pressão positiva para ambientar seu aviário

Nós já falamos para você sobre o sistema de resfriamento de aviários através de placas evaporativas, conhecido como exaustão ou pressão negativa, como você pode ler aqui. Esse sistema é ideal para aviários com vedação, pois retira todo o calor do galpão, equilibrando a temperatura e ajudando a dissipar a amônia.


No entanto, se o seu aviário é convencional, uma das indicações é utilizar ventilação por pressão positiva, ou seja, ao invés de usar placas de resfriamento e exaustores, você utilizará ventiladores que terão a função de retirar o ar quente de dentro do aviário, dissipar a amônia e outros gases e promover a troca pelo ar externo que é mais frio, melhorando assim a ambiência do aviário.


Existem dois formatos de ventilação por pressão positiva: o sistema de fluxo transversal e o sistema de fluxo longitudinal, conhecido também como ventilação por túnel. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.


Ventilação positiva por sistema de fluxo transversal


Neste sistema os ventiladores são instalados de seis em seis metros em uma das paredes laterais do aviário, ligeiramente voltados para baixo. Quando ligados os ventiladores expelem o ar quente do aviário lateralmente. Para isso é necessário que as cortinas do aviário estejam levantadas, pois os ventiladores forçarão o ar externo do aviário a entrar por um lado, ao mesmo tempo que sopram o ar e os gases internos para fora pelo outro lado. Como o sistema de fluxo transversal exige que as cortinas estejam abertas, o modelo não é tão eficiente, pois sofre influência direta do clima, o que diminui o controle por parte do produtor.


Ventilação positiva por sistema de fluxo longitudinal (túnel)


Esse sistema é conhecido como túnel, pois a movimentação do ar dentro do aviário realmente simula um túnel. Os ventiladores são instalados de doze em doze metros ao longo do comprimento do aviário. Quando acionados, os equipamentos atraem o ar externo por um lado do aviário e expelem o ar quente e os gases pelo outro lado que deve permanecer sempre aberto. Como o sistema de fluxo longitudinal exige cortinas fechadas e bem vedadas, a interferência do clima é muito menor e a eficiência do sistema é maior.


Acionamento térmico e nebulização


Para que ambos os sistemas sejam mais eficientes é interessante instalar um controle térmico de acionamento, que ligara automaticamente os ventiladores e abrirá ou fechará as cortinas de acordo com a temperatura interna do aviário. Outro sistema aliado a ventilação de pressão positiva é o de nebulização, que libera gotículas de água quando os ventiladores são acionados, auxiliando no resfriamento do aviário.


Na hora de decidir sobre qual é o melhor sistema de ventilação para o seu aviário, além de analisar seu orçamento e os investimentos de longo prazo, você deve consultar o técnico da sua integradora que lhe orientará em relação a isso. Sempre que precisar de informações sobre produção avícola visite nosso site, nosso canal no Youtube, nossas redes sociais ou entre em contato conosco. Termos prazer em lhe ajudar.

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2018 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45