top of page

Fermentação plana: uma ótima forma de manejo de cama de aviário

24/03/2020 - Uma prática muito comum utilizada por produtores de frango, principalmente no Brasil, é a reutilização da cama de aviário. Esse método garante economia ao criador, já que o custo para a colocação de uma nova cama é alto. No entanto é importante que a cama seja bem manejada antes de ser reutilizada para que o próximo lote tenha sanidade e ofereça produtividade.



Uma das técnicas que garantem o bom manejo da cama de aviário e que tem se mostrado bastante eficiente é a fermentação plana. O método previne a disseminação de doenças e inativa até os microrganismos mais resistentes, como a doença de Gumborro. Estudos da EMBRAPA e da Associação Brasileira de Proteína Animal também já comprovaram que a fermentação plana é eficiente no tratamento contra a Salmonela e outras entro bactérias.


A fermentação plana funciona assim: depois do lote, a cama de aviário deve ser umedecida e sobre ela deve ser colocada uma lona impermeável. É importante que esta lona esteja bem vedada. Ela deve ficar em cima da cama por até 12 dias. Durante este período a cama fica fermentando e eliminando os microrganismos.

Depois disso, a lona é retirada, a cama pode ser triturada e o aviário pode ser bem ventilado por mais dois dias. Neste momento a amônia e a umidade são dissipadas, deixando o aviário pronto para receber o próximo lote.



Para que a cama de seu aviário seja eficiente, o ideal é que ela seja trocada no momento em que o técnico da sua integradora orientar. Assim você garante uma cama mais macia, com menos umidade e menos amônia, oferecendo menos riscos de calosidades, machucados e de sanidade de seu lote.


Antes de experimentar qualquer técnica nova em seu aviário, converse com o profissional de sua integradora. Cada empresa possuí métodos próprios e você deve segui-los para garantir a produtividade de seu negócio. Dessa forma, você sempre terá a confiança de seu parceiro e um aviário dentro dos padrões exigidos pela indústria.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

bottom of page