top of page

Investimento em iluminação pode aumentar a produtividade de seu aviário

Atualizado: 22 de set. de 2022

Tecnologia permite que você aumente o lucro por lote



O investimento em iluminação de aviário é alto. Muitas vezes o avicultor deixa de investir nessa tecnologia pensando que está economizando. Mas, a médio prazo, a utilização de sistemas automáticos de luminosidade tem se demonstrado eficiente e econômica e muitos produtores estão optando na modernização da iluminação de seus aviários para economizar energia e aumentar a produtividade.

As horas de luminosidade oferecidas ao lote são muito importantes para a produção, pois a luz controla fatores como alimentação, concentração de hormônios e processos metabólicos das aves. A falta de cuidado e observação da luminosidade acaba interferindo negativamente na produtividade do aviário. Por isso, uma grande parte dos avicultores está optando pela utilização de lâmpadas led dimerizáveis, que oferecem controle automático da iluminação.


Essa tecnologia tem melhorado a produtividade e diminuído custos de produção. As lâmpadas led dimerizáveis funcionam através de um controlador de luminosidade, chamado dimer, que permite regular a intensidade do brilho e da iluminação da lâmpada. Essa tecnologia também permite a combinação do dimer com sensores de luminosidade.



Dessa forma, nos horário em que há menos necessidade de luz, automaticamente a iluminação diminui e, nos momentos em que há mais necessidade de luz, o dimer faz com que a iluminação aumente.

Atualmente os produtores avícolas têm recebido informações de equipes técnicas de suas integradoras que orientam sobre qual a melhor forma de utilização desse tipo de tecnologia, bem como, quais os parâmetros de iluminação que são utilizados no decorrer de cada fase do lote de frango, visando sempre uma melhor produtividade.

Apesar de o investimento para a troca da iluminação de um aviário ser inicialmente alto, o controle de luminosidade acaba reduzindo custos. Segundo estudos, a economia gerada com a utilização de lâmpadas led dimerizáveis paga o investimento em dois anos.


Portanto, conclui-se que o investimento em tecnologia de iluminação para aviários vale a pena, pois retorna rapidamente. O controle automático da iluminação exige menor presença do produtor, o que resulta em uma melhor qualidade de vida e o controle de luminosidade aumenta a produtividade do aviário, trazendo uma maior lucratividade.


Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

bottom of page