Como realizar a manutenção e limpeza de aquecedores de aviários

22-07-2021 - Ao longo do tempo, a avicultura no Brasil melhorou em eficiência com o surgimento de novas tecnologias que vieram para facilitar a vida do avicultor. São diversos equipamentos e aparatos que foram inventados justamente para trazer mais eficiência e lucratividade ao processo e ao mesmo tempo proporcionar mais qualidade de vida ao produtor avícola.


E uma destas invenções mais importantes são os aquecedores de aviários, que permitem ao produtor manter a estabilidade da temperatura interna do aviário.


Por que o aquecedor é tão importante?

A estabilidade da temperatura é importante para proporcionar o maior conforto térmico possível para as aves ao longo de todo o ciclo de vida delas, mas especialmente nas primeiras fases, quando os pintinhos sofrem com a regulação interna de temperatura corporal.


Outro fator que pesa especialmente no sul do Brasil é o inverno mais rigoroso, que impõe maior atenção ao produtor e consequentemente mais trabalho e estresse para manter uma temperatura saudável para as aves.


Com o tempo os aquecedores de aviários foram evoluindo ao ponto de deixar o processo ainda mais eficiente, como no caso do aquecedor automático da Metalzan, por exemplo, que possui um moderno painel de controle e é o único do Brasil que dosa pellets, briquetes, lenhas e cavacos.


Mas há um detalhe importante neste processo que é o manejo e limpeza destes aquecedores. Mesmo os automatizados precisam de atenção constante para que os resíduos resultantes do processo de aquecimento não atrapalhem o funcionamento do equipamento.


Como realizar a manutenção e limpeza do aquecedor

Existem alguns cuidados que devem ser realizados com frequência. Um deles fica dentro da câmara de queima, na sua parte de cima, que ao longo do tempo costuma acumular fuligem, como resultado da queima. É essencial, durante o intervalo dos lotes, realizar sempre a higienização, retirando a fuligem, o que pode ser realizado com uma escova ou até mesmo uma vassoura.


Ainda dentro da câmara, elas possuem grelhas na sua parte de baixo, que ao longo do tempo acumulam cinzas a cada queima realizada. Para retirá-la, basta esfregar para que os resíduos caiam dentro do cinzeiro.


dentro do cinzeiro vem uma das manutenções mais importantes. Como o aquecedor é utilizado diariamente e o cinzeiro possui um limite de armazenamento, é ideal retirar as cinzas todos os dias, o que pode ser feito com a ajuda de uma enxada.


Esses cuidados são necessários, pois tanto cinzas quanto fuligens são materiais que acumulam rapidamente e possuem características de isolantes térmicos, ou seja, atrapalham o processo de aquecimento e diminuem a eficiência do equipamento. Ao realizar todos esses procedimentos, você estará potencializando o funcionamento e a durabilidade de seu aquecedor.


Na Metalzan você encontra os mais variados tipos de aquecedores para seu aviário. Na dúvida consulte o técnico de sua integradora. Conte sempre também com a Metalzan. Conheça nossos produtos e acesse nossas redes sociais para conferir mais conteúdos que podem te ajudar a melhorar o seu processo de produção, ou se preferir, entre em contato conosco pelo WhatsApp e tire suas dúvidas diretamente com os nossos técnicos.


Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45