Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2018 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

No inverno cuidado com temperatura de aviários deve ser redobrado

Aqui no sul do Brasil costumamos enfrentar uma grande amplitude de temperatura, principalmente nas estações primavera e outono. Alguns dias podem iniciar com temperaturas de um dígito e chegar a picos de muito calor. Já no forte do inverno, principalmente em regiões mais altas, o desafio é enfrentar o frio constante.



Não são só os seres humanos que sofrem. Os animais também têm dificuldades em enfrentar os dias mais frios. Quem trabalha com criação de frango sabe que nos primeiros 21 dias os pintos não têm capacidade termorreguladora e, justamente neste período é importante que o aviário seja bem aquecido e tenha controle de temperatura para evitar perdas.


Nos primeiros 21 dias do lote a temperatura do aviário deve ficar entre 30º C. e 35º C., pois os animais precisam de mais calor. Após esse período é importante que a temperatura seja constante e ofereça conforto térmico aos animais, o que se consegue com um ambiente com aproximadamente 23º C. de temperatura.


A temperatura da cama do aviário também deve ser observada e controlada em aproximadamente 28ºC. garantindo melhores resultados zootécnicos. Para isso é importante que o aviário seja pré-aquecido antes de receber o lote, principalmente se a cama for reutilizada.



Hoje o mercado avícola oferece soluções que melhoram a qualidade de vida do avicultor e o auxiliam na manutenção de uma boa cama de aviário e na automação do aquecimento dos galpões. Aqui na Metalzan nós oferecemos trituradores de cama de aviário modernos e eficientes e também aquecedores com alimentação automática que aceitam cavaco, lenha, pellets e briquetes. Se tiver alguma dúvida ou precisar conversar com os nossos técnicos é só clicar aqui para mandar um WhatsApp.


Lembre-se que não é só no inverno que seu aviário precisa de controle de temperatura. Durante todo o ano um ambiente bem controlado garante maior produtividade.


Fonte: EMBRAPA