top of page

Qual o melhor aço para a estrutura do seu aviário?


Você provavelmente já sabe da importância de se ter uma boa estrutura metálica em seu aviário. Estruturas corrosivas podem colocar em risco o seu funcionamento, prejudicando a lucratividade e elevando os custos de manutenção. É buscando evitar que isso se torne um problema que é preciso considerar o tipo de aço a ser utilizado na estrutura de seu aviário, analisando seu potencial corrosivo e o investimento necessário.

Importante: a galvanização (ou zincagem) é um processo no qual se aplica uma camada proteção no aço, de modo a evitar a corrosão e garantir a saúde de sua estrutura no longo prazo. Há diversas formas e materiais possíveis para se realizar essa proteção e neste artigo você vai conhecer algumas delas.

FERRO ZINCADO DE FÁBRICA

Atualmente, as estruturas trabalhadas pela Metalzan são em sua grande maioria produzidas com ferro zincado de fábrica. Essa zincagem, além de garantir boa proteção ao material, para muitos acaba sendo a opção mais viável financeiramente do que o aço galvanizado a fogo. A zincagem segue linha oposta, sendo uma forma de galvanização a frio, ou também galvanização eletrolítica, pois o zinco é depositado sobre a peça através de um processo que envolve a eletricidade.

Para que o revestimento de zinco permaneça intacto ao longo do tempo, ele deve permanecer em boas condições. Embora os aviários sejam ambientes com alto potencial corrosivo, devido a umidade e também a acidez do ambiente, que é causada pela liberação de amônia pelas aves, a forração interna (cortinas) impedem a ação mais efetiva dos fatores que causam a corrosão. Portanto, uma estrutura com ferro zincado passa a ser uma boa opção de custo benefício na construção de aviários.

FERRO GALVANIZADO À FOGO

A Galvanização a Fogo é feita quando peças de ferro são imergidas em um tanque com zinco (ou outros metais) fundido em altas temperaturas. Esse processo oferece uma proteção muito mais duradoura do que outros métodos, porém a um custo financeiro bem mais elevado. É ideal para quem possui alto potencial de investimento.

AÇO CORTEN

O aço CORTEN é um tipo de aço que contém elementos que melhoram suas propriedades anticorrosivas. Muito utilizado na construção civil, ainda mais em estruturas de grandes cidades, ele apresenta em média 3 vezes mais resistência à corrosão do que tipos de aço comuns. É facilmente reconhecível pela sua cor avermelhada, resultante de suas propriedades quando interagem com o ambiente. É justamente essa película em tom vermelho que acaba atuando na proteção contra os agentes corrosivos do ambiente. Além disso, é considerado um material sustentável, por ser 100% reciclável, e possui uma vantagem ainda maior a longo prazo, pois dispensa custos com manutenção devido a sua altíssima durabilidade. Todos esses benefícios, porém, vêm com um custo, pois o aço CORTEN é mais caro que os demais aços produzidos por processos de galvanização tradicionais.



Então, depois dessas informações, já decidiu qual tipo de aço mais se encaixa no seu planejamento/orçamento? Na dúvida, consulte o técnico de sua integradora para mais orientações sobre a proteção de suas estruturas. E claro, sempre que precisar conte com a Metalzan. Conheça nossos produtos e serviços em nosso site, canal no Youtube e redes sociais, ou se preferir, entre em contato conosco para buscar a melhor produtividade para o seu aviário.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

bottom of page