top of page

Briquetes ou pellets: qual o melhor combustível para o aquecedor de seu aviário?


O aquecimento de aviários sempre foi um grande desafio para os produtores, especialmente durante o inverno. Mas com o tempo, o aquecimento tem sido descomplicado com o surgimento de novas tecnologias e o uso de combustíveis alternativos para aquecedores, como os briquetes, pellets, cavacos, chips, etc, que são mais eficientes do que a tradicional lenha.


Mas você sabe por que combustíveis como briquetes e pellets são mais eficientes? E qual a diferença entre eles? Neste post vamos responder a todas essas questões.


QUALIDADE DE VIDA

Antes de mencionar as diferenças entre briquetes e pellets, é importante destacar as suas semelhanças.


Ao contrário da lenha, que é um pedaço de madeira bruta, os briquetes e pellets são feitos de madeira compactada. Assim, o material fica mais denso, guardando mais potencial energético em menos espaço. Ambos os combustíveis geram quatro ou cinco vezes mais energia do que a lenha.


Essas vantagens são essenciais para o produtor que busca maior qualidade de vida durante a criação do lote, visto que estes combustíveis proporcionam maior autonomia para o sistema de aquecimento até mesmo no inverno, garantindo menos preocupação ao produtor de estar checando a temperatura a cada poucas horas.


BRIQUETES

Os briquetes ainda são relativamente pouco conhecidos, apesar de suas qualidades. Seu formato lembra a lenha e também o formato “bolacha”. O poder energético do briquete é bastante alto, além do fato de ele possuir um preço atrativo.


Ainda, ele não gera fuligem na queima, o que potencializa a economia de tempo e dinheiro no longo prazo, diminuindo a necessidade de manutenção e limpeza - inclusive, já fizemos um post explicando o processo de manutenção e limpeza de aquecedores para aviários.


Entre outras vantagens, destacam-se sua versatilidade, fácil transporte e armazenamento, especialmente quando comparado à lenha.


Na hora de comprar briquetes, fique de olho na informação de umidade do material. Um bom briquete não pode ser muito úmido, visto que a umidade atrapalha a eficiência da queima do material.


PELLETS

Os pellets, em contrapartida, são mais famosos e icônicos, devido a seu formato e tamanho diferenciado, que ajudam na facilidade do transporte do material.


Atualmente, o pellet é a biomassa que tem liderado o mercado em crescimento de uso, ganhando cada vez mais popularidade.


Assim como os briquetes, os pellets possuem um alto potencial energético. Estima-se que a energia de uma tonelada de pellet corresponda à energia de seis metros cúbicos de lenha. Isso significa que o pellet, apesar de menos acessível e mais custoso que a lenha in natura, no longo prazo acaba gerando economia por exigir menor quantidade e espaço de armazenamento do que a lenha.


Caso tenha ficado curioso, já fizemos um post comparando diferentes biomassas e analisando seus respectivos custos-benefícios. Clique aqui para ler o post.


AFINAL, QUAL O MELHOR? BRIQUETE OU PELLET?

Em comparação, os briquetes possuem vantagem clara no custo-benefício. Eles custam aproximadamente 30% menos que os pellets, apresentando resultado praticamente igual ao pellet por um preço muito menor. Porém, por não ser tão popular quanto o pellet e consequentemente apresentar demanda menor, é menos comercializado do que seu “rival”.


Para o produtor que ainda não os conhece, os briquetes são uma excelente opção para quem busca mais economia sem perder qualidade, além de contar com um produto versátil, de fácil transporte e armazenamento.


Seja qual for sua preferência, briquetes e pellets são, com certeza, excelentes opções de combustíveis que quando usados ajudarão a manter seu aviário aquecido - e produtivo.


Na dúvida, consulte o técnico de sua integradora. E conte com a Metalzan, que está sempre trabalhando no desenvolvimento de equipamentos que simplificam a vida do produtor, como é o caso do Aquecedor Automático Metalzan, o único do Brasil que dosa briquetes, pellets, lenhas e cavacos.


Conheça-o clicando aqui e fique a vontade para navegar em nosso site. Conheça nossos produtos e faça um orçamento, ou leia mais conteúdos sobre avicultura em nosso blog.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

bottom of page