Antes de adquirir um Gerador de Energia, fique atento a essas dicas!

Por Batista R. Stein - 28/10/2021

Quando falamos de energia elétrica sabemos que praticamente todas as atividades necessitam de estabilidade, seja na indústria, comércio e agronegócio, um grupo gerador garante a produtividade durante intempéries naturais, manutenções de redes, entre outras situações.


O grupo gerador de energia deve atender as necessidades da unidade consumidora, observando algumas informações importantes:

  • No momento de aquisição, deve-se avaliar a demanda de energia para atender e garantir a atividade. Na avicultura, por exemplo, a necessidade de potência do gerador pode variar de acordo com o tamanho, quantidade e tipo do aviário (convencional ou climatizado).

  • No momento do dimensionamento é de suma importância conhecer a atividade que será atendida, sua carga (indutiva ou resistiva) e o regime que trabalhará o grupo gerador. Caso necessário, o produtor pode consultar um Engenheiro Elétrico, os vendedores de geradores de energia ou os próprios eletricistas que atendem sua granja para obter essas informações.

  • A assistência técnica do equipamento deverá ser de forma ágil, uma vez que algumas atividades não suportam a falta de energia por muito tempo, acarretando perda de produtividade. Por isso, antes de decidir de qual fornecedor adquirir o gerador, procure se informar se essas empresas dispõem de assistência técnica que efetivamente atendem na hora que houver o problema.

  • O grupo gerador deve ser alocado em um ambiente próprio para seu perfeito funcionamento, ambiente que permite circulação ao seu entorno para manutenção e ventilação. Normalmente os fabricantes de geradores de energia possuem sugestões de projetos para abrigo do gerador, especialmente indicando os tipos ideais para as aberturas que devem ser adequadas para entrada de ar.

  • A instalação do gerador deverá seguir as normativas ABNT e NBR, de modo a assegurar uma instalação correta para evitar transtornos na hora que o produtor mais precisar. Inclusive, num eventual sinistro, se a instalação seguiu as normas técnicas o produtor não terá problemas com a regularização junto à sua seguradora.

  • No momento da entrega técnica deverão estar presentes todas as pessoas que terão contato com o equipamento, para receber todas as informações sobre o correto funcionamento e operação do grupo gerador.

Com essas informações o produtor que está buscando um gerador de energia poderá pesquisar a melhor máquina (marca/modelo/potência) para atender sua necessidade de energia e efetuar uma compra segura.


Por Batista R. Stein

CERAÇÁ - Coop. de Infraestrutura Vale do Araçá

GRUPO GERADORES

Representante Comercial

Cel.: (49) 98804-1805

Fone: (49) 3334-3300

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45