top of page

Como preparar o seu aviário para o inverno

A chegada do inverno exige preparo por parte do produtor avícola. Afinal, um grande

requisito para um aviário produtivo é a oferta de conforto térmico e qualidade de vida para o frango de corte.


Por conta disso, é de extrema importância realizar checagens para saber se o seu aviário está preparado para a nova estação e evitar que o frio acabe se tornando um empecilho para o crescimento adequado do frango de corte.


Neste post vamos abordar alguns cuidados que você, avicultor, pode realizar até mesmo antes da chegada do inverno para garantir que seu aviário esteja preparado para o frio.

A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO

Um equipamento que sem dúvida alguma é indispensável durante o inverno é o aquecedor de aviários. Sem ele, é impossível ter lotes produtivos durante a estação.


Aves que passam frio acabam redirecionando praticamente toda a energia de seu corpo buscando amenizar este frio. Este gasto energético acaba fazendo com que o frango não apresente crescimento suficiente, e logo, não se torne um bom produto.


Ao aquecer seu aviário durante o inverno, busque manter a temperatura desejada durante a fase inicial de vida das aves, já que os pintinhos não conseguem autorregular sua temperatura adequadamente. A temperatura desejada sempre é informada pelo técnico da integradora.


Apenas mantendo seu aviário aquecido é que você irá garantir que a ave redirecione bem sua energia durante todo o processo e apresente um bom crescimento.


CUIDE BEM DE SEU AQUECEDOR

Como o uso do aquecedor de aviários é diário, o ideal é realizar um cuidado frequente, principalmente antes de iniciar o aquecimento inicial do lote. Por isso, faça a retirada de cinzas e fuligens, o que pode ser realizado com a ajuda de vassouras, escovas e enxadas.


No topo da câmara de queima do aquecedor, por exemplo, se acumula fuligem conforme o aquecedor é usado. Essa fuligem acaba funcionando como um isolante térmico, o que diminui a eficiência do aquecimento. Basta esfregar o topo da câmara com uma vassoura e fazer com que a fuligem caia no cinzeiro para retirá-la.


Aqui no blog da MetalZan já fizemos um post completo tratando da questão de cuidado e manutenção de aquecedores, com essa e outras dicas. Clique aqui e leia.


Caso você tenha utilizado aquecedores no inverno anterior, é ideal realizar estes procedimentos antes da chegada das temperaturas baixas, e lembrar de sempre manter o hábito de limpar seu aquecedor ao longo da estação, assim garantindo tanto maior produtividade quanto o prolongamento da vida útil do aquecedor.


VEDAÇÃO NO INVERNO

Outro cuidado interessante de se fazer, e que muitas vezes pode passar despercebido, é a vedação adequada do aviário. Afinal, se a temperatura externa está bastante fria e o galpão de aviário não está bem isolado de seu exterior, este frio acaba entrando e mesmo com o auxílio de aquecedores, o que pode acabar se tornando um empecilho.


Muitos aviários utilizam ventilação por pressão positiva durante o verão, o que garante que o vento que vem de fora entre no galpão e alivie as fortes temperaturas dessa estação. Mas ao mesmo tempo que um sistema de pressão positiva ajuda bastante durante o verão, ela pode se tornar um inimigo durante o inverno.


Isso porque os espaços abertos para os ventiladores, se não forem bem vedados, acabam permitindo a entrada do frio externo no galpão. Por isso, se você utiliza um sistema de resfriamento por pressão positiva, certifique-se de já se preparar também para o inverno e garantir a vedação adequada para quando o frio chegar.


CONCLUSÃO

Não deixe o frio chegar para adequar o seu aviário para o inverno. Comece a prepara-lo o quanto antes, pois prevenir é sempre melhor do que remediar. São pequenas atitudes tomadas com antecedência que irão permitir um conforto maior no futuro.


Na dúvida, consulte o técnico de sua integradora, e saiba que a MetalZan Indústria Metalúrgica valoriza a qualidade de vida do produtor avícola. Por isso, produzimos e comercializamos aquecedores de aviários para aviários produtivos durante o inverno, que também ajudem você, avicultor, a ter menos preocupações e mais tranquilidade durante uma época tão desafiadora para o ramo como é o inverno.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45

bottom of page