Saúde das Aves: Cuidados Gerais


Quem é produtor avícola provavelmente já deve saber o quanto a saúde é importante, seja ela a sua saúde ou, claro, a saúde das aves. Afinal, uma ave saudável e feliz se torna um produto excelente, o que consequentemente torna todo o seu negócio em algo mais eficiente, prazeroso e lucrativo.


Mas você sabe como cuidar de forma adequada de suas aves? Neste post vamos te informar sobre as principais ameaças à saúde do frango de corte, e também sobre os principais hábitos para prevenir problemas e assim garantir a boa saúde do frango de corte durante todo seu ciclo de vida, para que ele se torne um produto excelente e claro, uma ave feliz.


ALIMENTAÇÃO

Um hábito que com certeza garante uma boa saúde de qualquer ser vivo, e que com certeza não é diferente no caso das aves, é a alimentação. Como diz o ditado, "a gente é o que a gente come", então a alimentação adequada não é apenas essencial, é mais que essencial.


Uma ração de boa procedência e com os nutrientes adequados é meio caminho andado para que o frango atinja seu crescimento ideal sem problemas no meio do caminho, principalmente porque alimento de qualidade e saudável vai permitir que o corpo do frango se concentre apenas em absorver bons nutrientes, e não apenas em eliminar resíduos tóxicos.


ÁGUA

Além da alimentação, um fator essencial para a saúde do frango de corte é a qualidade da água. A água é o nutriente mais importante e mais consumido pelas aves. Inclusive, há estudos que indicam que a maior causa de perda de produtividade em aviários é o consumo inadequado ou insuficiente de água pelos frangos.


Com uma importância desse tamanho, é extremamente essencial oferecer água de qualidade, limpa e abundante para os frangos.


Há de lembrar que a barriga d’água, um problema muito comum que acomete os frangos, não é causado pela água, mas sim por condições ruins e más práticas de manejo. Já fizemos até um post específico sobre a barriga d’água. Clique aqui para ler.


MANEJO

Aliás, boas práticas de manejo são outra espécie de cuidado geral muito importante com a saúde das aves: elas nada mais são que medidas como organização e limpeza do ambiente, ou controle de invasores como moscas e outros animais. Também temos um post falando sobre isso.


Outra ameaça ao bem-estar do frango são os parasitas, que causam doenças como a coccidiose, por exemplo. Estes parasitas se proliferam quando as condições higiênicas dos aviários não são adequadas. Por isso hábitos como controle de umidade e de qualidade da cama são essenciais para essa prevenção.


AMBIÊNCIA

Vale sempre ficar de olho na ambiência também. Ela engloba cuidados como iluminação, umidade, aquecimento e ventilação. A iluminação, por exemplo, influencia diretamente no metabolismo das aves, e logo em seu crescimento também. Além disso, a ave precisa de conforto térmico geral, com uma temperatura e umidade controladas e claro, uma boa circulação de ar. Tudo isso interfere em como o corpo das aves processa seus nutrientes. Te recomendamos este vídeo da Metalzan sobre Ventilação de Aviários, para complementar seu conhecimento sobre o assunto.


CONCLUSÃO

Em resumo, as ameaças à saúde dos frangos são um dos maiores desafios para o produtor avícola, por isso é importante ficar de olho e preveni-las sempre que possível.


Na dúvida, consulte o técnico de sua integradora, e conte sempre com a Metalzan. Clique aqui para conhecer mais sobre a gente e entenda por que garantir mais produtividade e qualidade de vida para você é a nossa missão.

Ficou com dúvidas? Tem sugestões? Chama a gente no WhatsApp, pelo (54) 9.9617-3884.

Ativo 4.png
Ativo 5.png

Rua Vergelino Eron Borges, 80 - Distrito Industrial Saída p/ Charrua - Tapejara - RS

(54) 3344-2554

(54) 99617-3884

©2021 por Metalzan Indústria Metalurgica  - CNPJ  22.126.662/0001-45